26.02.2024

Seguro Residencial pode ser aliado contra os prejuízos dos eventos climáticos

As mudanças climáticas têm afetado o cotidiano de várias pessoas. Os efeitos causados sobretudo pelas tempestades trazem prejuízos enormes, sejam eles materiais ou pessoais.

Esta situação tem estimulado a procura por proteção em diversos ramos de seguros, principalmente o residencial. A tendência é que a população passe a entender a importância de estar preparado, caso uma ocorrência possa atingir sua moradia.

Pode não parecer, mas, imóveis estão expostos a inúmeras situações de risco, tais como: furto, roubo, danos elétricos, incêndio, entre outros. Por isso, contar com um amparo caso alguma dessas situações aconteça, é essencial para garantir mais tranquilidade para lidar com a ocorrência.

Quais as coberturas do seguro residencial?
Todo seguro residencial possui uma cobertura básica, que cobre os prejuízos provocados por incêndio, queda de raio e explosão causada por gás de cozinha, além de suas consequências, como desmoronamento e despesas com desentulho do local.

Entretanto, também é possível adicionar outras coberturas, por exemplo: as que indenizam danos gerados por explosão de aparelhos ou substâncias inflamáveis; ou perdas decorrentes de terremoto, queimadas em zona rural, vendaval, impacto de veículos, queda de aeronave, pane elétrica, entre outras.

O que são riscos cobertos e riscos excluídos?
Riscos cobertos são aqueles previstos e descritos em cada uma das coberturas, ou seja, que terão eventuais prejuízos cobertos pelo seguro.
Já os riscos excluídos são aqueles cujas perdas decorrentes não serão indenizadas pelo seguro, exceto se contratada cobertura específica. Como exemplo, temos:

• Erupção vulcânica, inundação ou outra convulsão da natureza;
• Guerra interna ou externa, comoção civil, rebelião, insurreição, etc.;
• Lucros cessantes e danos emergentes;
• Queimadas em zonas rurais;
• Roubo ou furto.

Seguro residencial tem franquia?
Sim, algumas coberturas do seguro para residências podem ter franquia. De maneira simples, franquia é um valor ou percentual, estabelecido na apólice (contrato), que o segurado paga se ocorrer algum sinistro no imóvel. Assim, quando acontecer um acidente, você já sabe a quantia limite que a seguradora se responsabilizará.

Geralmente, a cobertura básica, que cobre incêndio, raio e explosão, não tem franquia. Mas, coberturas adicionais, como danos elétricos, vendavais, acidentes domésticos, queda de aeronaves e impacto de veículos, têm. Isso, no entanto, costuma variar de acordo com a seguradora. Por isso, na hora da contratação do seguro, é importante ficar atento.

Vale dizer que, quanto maior for o valor da franquia, o preço do seguro fica mais barato. Isso porque, diminui o risco da seguradora em precisar assumir os reparos do imóvel.

O que são bens não compreendidos no seguro?
São aqueles bens, especificados na apólice, para os quais a seguradora não indenizará os prejuízos, ainda que oriundos de riscos cobertos. Em geral são os seguintes:

• Pedras, metais preciosos, obras e objetos de arte em geral, bens de grande valor que facilmente são destruídos ou danificados pelo incêndio, joias, raridades, etc.;
• Manuscritos, plantas, projetos, papel-moeda, selos, cheques, papéis de crédito, moedas cunhadas, livros de contabilidade, etc.;
• Bens de terceiros, exceto quando encontrarem-se sob a responsabilidade do segurado para reparos ou manutenção e desde que existam documentos comprovando, por meio de notas fiscais ou ordem de serviço, a sua entrada e existência no local segurado.

Quanto custa um Seguro Residencial?
Não há valor fixo, o preço (prêmio) do seguro residencial irá depender das especificações de cada imóvel. Contudo, existe uma média no mercado que, normalmente, varia entre 0,1% a 0,3% do valor do imóvel. Mas atenção, esse percentual não é aplicado sobre o valor de compra e venda, e sim do quanto custaria para reconstruí-lo. Isso significa que, proteger a sua casa e o seu patrimônio é muito mais em conta do que arcar com os prejuízos de um sinistro.
Posso contratar um Seguro Residencial para qualquer imóvel?
Alguns tipos de imóveis não são aceitos para contratação Seguro Residencial. Isso porque, eles apresentam fatores de risco que ocasionariam o acionamento frequente da seguradora. São eles:

• Imóveis em construção;
• Imóveis tombados pelo patrimônio histórico e cultural;
• Imóveis destinados para repúblicas ou moradias coletivas;
• Imóveis usados como alojamento;
• Imóveis construídos com materiais combustíveis.

Se você está em busca de um Seguro Residencial, fale com nossos corretores! Clique aqui.