01.11.2023

Seguro Saúde, Seguro de Vida e Plano de Saúde: Compensa ter os três?

Imagine o seguinte cenário: Você é beneficiário de um plano de saúde, mas seu colega possui um seguro saúde. Dá pra estipular qual dos dois está mais protegido caso aconteça uma emergência médica?

Além disso, o que o seguro de vida tem a ver com os dois produtos anteriores? Existem diferenças entre eles ou será mais vantajoso contratar os três? Vamos entender ao longo do artigo.

Como funciona o Seguro Saúde
Tanto o plano quanto o seguro saúde têm o mesmo objetivo: oferecer assistência médica e hospitalar aos seus clientes. A diferença é que, no segundo, o segurado tem a liberdade de escolher médicos, hospitais e laboratórios pelos quais deseja passar em consultas e exames.

Em outras palavras, com o seguro saúde é possível consultar profissionais e entidades que não sejam conveniados. Você paga por um serviço ou procedimento e, por consequência, o seguro te reembolsa de acordo com a cobertura e limite contratados.

E o Plano de Saúde?
Já no plano, os beneficiários têm o serviço de assistência médica prestado pelos profissionais e estabelecimentos credenciados pela operadora. Existem também categorias de convênios que podem oferecer a livre escolha com reembolso. Mas, neste caso, é necessário constar essa opção no contrato.

Vale lembrar que a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) é a responsável por fiscalizar e regulamentar tanto os planos de saúde quanto os seguros saúde – este último desde 2001, com base na Lei nº 10.185/01. Por isso, em caso de dúvidas, a agência pode ser acionada pelos beneficiários, bem como as operadoras e seguradoras.

Como fica o Seguro de Vida no meio desses dois anteriores?
Por sua vez, o Seguro de Vida é o produto mais diferenciado entre os dois anteriores, uma vez que seu objetivo principal é oferecer tranquilidade financeira aos dependentes do beneficiário, em casos de infortúnio, como falecimento, doença grave ou afastamento do trabalho.

O seguro de vida é um contrato entre o segurado e a seguradora, no qual o segurado paga um prêmio regular e, em troca, a seguradora concorda em pagar um valor ao beneficiário. Essa quantia pode ser utilizada para cobrir despesas diversas, incluindo custos médicos, financeiros e outros encargos que possam surgir caso algum acontecimento impeça o segurado de continuar suas atividades de rotina.

Apesar deste seguro estar altamente associado ao falecimento do segurado, boa parte das assistências são pensadas para o uso ainda em vida, como é o caso da cobertura para despesas médicas em casos de doenças graves e até de invalidez permanente.

Compensa ter os 3 benefícios?
Quanto a qual opção é a melhor, vai depender das necessidades específicas e das circunstâncias individuais de cada pessoa. Para escolher o benefício é importante considerar fatores como custos, cobertura, rede de provedores, flexibilidade e vantagens oferecidas por cada opção.

Recomenda-se sempre pesquisar e comparar diferentes planos e seguradoras antes de tomar uma decisão.

Faça a sua cotação na Gebram!
Temos Seguros e Planos de Saúde para você, sua família e sua empresa.