04.12.2023

6 tipos de fraudes no Seguro de Vida e como combatê-las

O seguro de vida é uma proteção essencial para garantir amparo financeiro aos familiares do segurado em momentos de imprevisto. Boa parte das assistências também são pensadas para o uso ainda em vida, como é o caso da cobertura para despesas médicas em situações de doenças graves.

No entanto, ao utilizar esses serviços, alguns indivíduos podem agir de má-fé, exercendo condutas que prejudicam tanto as seguradoras quanto os segurados, as chamadas fraudes.

Fraudes mais comuns no Seguro de Vida
1. Declaração falsa ou omissão de informações
Este é um dos tipos mais frequentes de fraude. Consiste na apresentação de informações falsas ou na omissão de dados relevantes durante a aplicação para obter um seguro. Por exemplo: esconder problemas de saúde preexistentes ou mentir sobre o estilo de vida para obter taxas mais baixas.
2. Falsificação de contrato
Acontece quando golpistas se passam por corretores para vender apólices não certificadas, ou seja, seguros que não existem. Os fraudadores costumam usar nomes de seguradoras famosas no mercado.
3. Falsificação de documentos
Além do titular, não é permitido que outra pessoa faça alteração no contrato do seguro. Para isso, alguém precisaria falsificar os documentos ou a própria identidade – considerado crime.
4. Fraude no Momento do Sinistro
Neste seguro é menos comum, mas acontece. Algumas pessoas tentam cometer fraude quando um sinistro ocorre. Isso pode incluir a simulação de um acidente ou morte, ou até mesmo a alteração de documentos para parecer que um evento coberto pelo seguro aconteceu quando na realidade não aconteceu.
5. Política de Vida em Grupo
Em apólices de seguro de vida em grupo, indivíduos desonestos podem tentar entrar em grupos nos quais não têm direito ou fornecer informações falsas para obter benefícios que, de outra forma, não teriam.
6. Violação da Cláusula de Beneficiários
Às vezes, beneficiários são designados de maneira fraudulenta. Isso pode acontecer quando alguém é nomeado como beneficiário sem o seu conhecimento ou consentimento, visando obter ganhos indevidos.
Como Evitar Essas Fraudes
Para evitar esses problemas, as seguradoras muitas vezes realizam investigações detalhadas no momento da aplicação e do sinistro. Além disso, os segurados também têm um papel importante:

• Seja transparente: Fornecer informações precisas e completas ao solicitar um seguro é crucial para evitar problemas futuros.

• Revisão Detalhada: Antes de assinar qualquer contrato, é importante revisar cuidadosamente todos os termos e condições para garantir que tudo esteja claro e preciso.

• Fique esperto com as atualizações: Informar a seguradora sobre qualquer mudança relevante na sua vida, como condições médicas ou mudanças de estilo de vida, é essencial para manter a integridade do seguro.

É vital manter a integridade e honestidade ao lidar com seguros. Evitar e combater as fraudes beneficia não apenas as seguradoras, mas também garante a proteção financeira adequada para aqueles que dependem deste produto.

Seja um consumidor consciente e sempre busque a transparência em todas as suas interações com seguradoras. Aproveite para contratar o seu Seguro com a Gebram, clique aqui.