06.07.2021

Seguro de Vida vale a pena? Saiba quando contratar

Para saber se vale a pena ter um Seguro de Vida, pergunte-se: a sua ausência impactaria financeiramente seus familiares ou afetaria a continuidade dos seus negócios? Se a resposta for sim, então, contratar um seguro para garantir recursos faz todo sentido.

Para quem tem dependentes, o principal benefício é saber que sua família estará protegida caso uma eventualidade aconteça. No entanto, o Seguro de Vida oferece benefícios mesmo para quem não tem filhos.

Apesar de estar associado principalmente à morte de uma pessoa, não é preciso chegar ao extremo para usufruir das garantias que o Seguro de Vida oferta. A maior parte das seguradoras disponibiliza coberturas adicionais que protegem você em relação a acidentes, doenças e outras situações imprevistas que possam impactar seu orçamento.

Confira as principais vantagens que as proteções em vida oferecem:

Vantagens de contratar um Seguro de Vida
1. Segurança e estabilidade financeira aos dependentes
Em casos de falecimento ou invalidez do segurado, impedindo-o de exercer suas atividades profissionais, seus dependentes financeiros recebem um determinado valor, estipulado no momento da contratação do seguro, para resguardá-los financeiramente.
2. Reembolso por despesas médico-hospitalares
A cobertura de Despesas Médico-Hospitalares e Odontológicas (DMHO) pode ser incluída na hora da contratação do seu Seguro de Vida. Com ela, é possível garantir o reembolso de despesas médicas. Porém, é preciso seguir os prazos definidos na apólice (contrato).
3. Cobertura financeira em caso de afastamento da profissão
O Seguro de Vida também pode garantir a estabilidade financeira de um profissional por até 1 ano, após afastamento da profissão por incapacidade temporária. A Diária por Incapacidade Temporária (DIT) é paga a partir do 11º dia de afastamento. Com essa cobertura, o segurado recebe um valor determinado na apólice por cada dia longe de suas atividades, seja em decorrência de doença ou acidente.
Quando contratar um Seguro de Vida?
O Seguro de Vida pode ser útil em diferentes situações adversas às quais estamos sujeitos ao longo da vida – não somente em caso de morte ou doença grave, mas também para garantir estabilidade financeira em tempos difíceis.

Esse tipo de seguro traz benefícios para diferentes perfis, desde jovens até idosos, com ou sem alguma comorbidade. Para quem tem filhos ou planeja construir uma família, os benefícios são mais evidentes, uma vez que em casos de falecimento ou acidentes graves, que demandem tratamento médico, os dependentes ficam segurados e todas as despesas estipuladas em contrato são garantidas.

Se você está em dúvida sobre quando contratar um Seguro de Vida, avalie se os benefícios oferecidos por esse tipo de serviço se encaixam nas suas necessidades. Uma boa dica para saber quando chegou o momento, é saber avaliar seu histórico de saúde e identificar quais seriam os impactos negativos que sua ausência poderia causar em dependentes financeiros, como filhos e cônjuge, ou até mesmo nos seus negócios.

A Gebram atua há mais de 80 anos no mercado e possui consultores especialistas em Seguro de Vida. Quer saber mais? Envie uma mensagem!