17.09.2021

Como evitar problemas elétricos na sua residência

Todos os anos, inúmeros acidentes elétricos são registrados no Brasil e muitos, infelizmente, são fatais. Seja pelo desgaste natural ou ainda pela mudança das necessidades das pessoas que vivem no imóvel, instalações elétricas possuem um limite de uso.

Por esse motivo, fazer a manutenção preventiva é fundamental para tornar a casa menos vulnerável a vários problemas elétricos, que podem fazer o custo com energia aumentar ou comprometer sua segurança.

Aparelhos danificados, choques, curtos-circuitos e até incêndios são alguns exemplos de problemas causados por panes elétricas inesperadas. Mas, existem maneiras seguras de prevenir e evitar que esses riscos aconteçam. Abaixo, explicamos melhor sobre elas!

Problemas elétricos mais comuns e como evita-los
Acidentes elétricos não são comuns apenas em casas antigas. Imóveis com menos tempo de construção também podem ter problemas na instalação. Lâmpada piscando, choques e fios quentes, por exemplo, são alguns sinais de que algo não está bem na sua rede.

Alguns problemas elétricos podem parecer fáceis de serem resolvidos, mas devem ser feitos por profissionais. Então, sempre prefira chamar por um eletricista de confiança, isso irá evitar prejuízos para você agora e no futuro.

1. Sobrecarga elétrica
Nas últimas décadas, as pessoas agregaram mais aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos no seu dia a dia e tornou comum recorrer aos famosos plugues em T para utilizar vários equipamentos em uma única tomada. Essa prática, porém, pode sobrecarregar o circuito elétrico, aumentando a chance de ocorrer a queda do disjuntor, curto-circuito e outros acidentes, como choques ou incêndios.

A sobrecarga elétrica acontece, ainda, quando há aparelhos de maior potência incompatíveis com a instalação – como chuveiro, geladeira, máquina de levar, entre outros. Por essa razão, eletrodomésticos que consomem mais energia devem ser instalados em circuitos separados.

Caso seja inevitável o uso de “benjamins”, fique atento à voltagem máxima suportada pela tomada e conecte apenas eletrônicos de baixa potência, como luminária e TV. Outra dica é utilizar um filtro de linha (régua). A função desse equipamento é evitar a passagem de altas correntes para os aparelhos. Quando isso ocorre, o fusível queima, ou seja, corta o fluxo de energia e evita acidentes.

2. Choques
Muitas pessoas já passaram pela situação de levar um choque ao tocar um aparelho ou tirá-lo da tomada. Mesmo que seja de baixa intensidade, esse problema indica que está ocorrendo escape de corrente elétrica. Neste caso, chame um técnico imediatamente para resolver o problema.

Também é possível monitorar o medidor de energia (relógio de luz) para saber se há fuga de corrente em algum dos cômodos. Para isso, desligue os disjuntores da casa e observe se o contador continua registrando o uso de equipamentos. Se o relógio continuar, talvez esse problema esteja até deixando sua conta de luz mais cara.

3. Oscilação de energia
Você já presenciou uma lâmpada ficando mais fraca e, logo depois, iluminando com mais força novamente? Essa oscilação pode ocorrer quando ligamos muitos aparelhos eletrônicos ao mesmo tempo, ou algum que consuma muita energia. Mas caso aconteça de maneira repentina, com lâmpadas piscando sem aviso, essa variação pode causar danos nos equipamentos. Observe ao longo do dia e, se preciso, contate um especialista.
4. Tomadas ou interruptores quentes
Tomadas e interruptores quentes ou manchados de preto, aparentando estar queimados, podem ser sinais de sobrecarga ou um problema na rede elétrica da residência. Para não colocar sua segurança em risco, chame um eletricista o quanto antes.
Dicas para prevenir acidentes elétricos
• Utilize um Diferencial Residual (DR):
O Diferencial Residual, ou DR, é um dispositivo de segurança obrigatório em instalações elétricas que podem molhar – como banheiros, cozinhas e lavanderias. Ele também é essencial em circuitos que alimentam áreas externas. Sua função é detectar fugas de energia que podem provocar choques e até incêndios.

• Mantenha tomadas e eletrônicos longe da água:
Embora seja necessário ter tomadas na cozinha, na lavanderia e no banheiro, o recomendado é que elas sejam instaladas longe das saídas de água. Isso porque, o risco de choque elétrico é grande. Também, nunca deixe aparelhos eletrônicos em locais molhados ou úmidos e jamais os manuseie com as mãos ou pés molhados.

• Instale dispositivos contra surtos elétricos:
O Dispositivos de Proteção de Surto, ou DPS, é fundamental em instalações elétricas para prevenir incêndios e queima de eletrônicos, sendo uma proteção contra raios na sua casa. Ao identificar um surto elétrico na rede, o dispositivo automaticamente desvia a tensão excessiva para o sistema de aterramento, garantindo a segurança dos equipamentos.

• Faça a manutenção preventiva regularmente:
Não espere problemas aparecerem para cuidar da rede elétrica da sua residência. Com a manutenção preventiva em dia, você evita prejuízos maiores no futuro e mantém seu imóvel em segurança. A revisão dos circuitos ser feita a cada 10 anos, pelo menos, para garantir que tudo está funcionando adequadamente.

Posso acionar um eletricista pelo seguro?
Se você possui um Seguro Residencial, manter sua casa em segurança é ainda mais fácil. Entre as coberturas adicionais do seguro, é possível contar com assistência 24 horas para reparos do dia a dia, incluindo eletricista.

O segurado pode acionar um técnico quando houver indício de problemas elétricos ou para uma correção emergencial. Para isso, basta entrar em contato com o canal de atendimento da sua seguradora.

Vale lembrar ainda que, entre as coberturas voltadas para questões elétricas, o seguro pode contribuir com o reembolso de objetos que possam ser danificados devido a panes inesperadas.

Precisa de ajuda para encontrar o seguro ideal para proteger seu imóvel e sua família? Peça uma cotação e fale com um consultor da Gebram! Somos especialistas em seguros e atuamos há mais de 84 anos no mercado.