28.10.2020

O que você deve saber antes de contratar um plano de saúde

Contratar um plano de saúde é uma decisão que deve ser levada a sério. Além de escolher a operadora, é preciso entender como suas escolhas afetam o preço do plano, para que ele possa estar de acordo com a sua realidade e necessidade atual. Por isso, separamos abaixo algumas dicas para que, no fim, você tenha à disposição o melhor custo-benefício. Confira!
1. Avalie a realidade de quem usará o plano
Se você pensa em contratar um plano de saúde, o primeiro passo é refletir sobre suas necessidades. Existem algumas perguntas que ajudam nessa avaliação, por exemplo:

• Você pretende ter filhos? Se sim, pode ser conveniente contar com cobertura obstétrica.
• Alguém que irá utilizar o plano tem algum problema crônico de saúde, como diabetes, pressão alta ou problemas de coração? Val considerar a possibilidade de contratar um convênio que inclua internação hospitalar, além dos exames e consultas de rotina.
• Caso seja necessária uma internação em hospital, você prefere ficar acomodado em quarto particular ou pode ser em enfermaria?
• Você e sua família viajam com frequência? É importante ter assistência médica em todo o país?

2. Analise as coberturas do contrato
Depois de pensar sobre suas necessidades e selecionar o melhor plano para você e sua família, é hora de analisar as coberturas que o serviço oferece. Perante a Lei nº 9.656/98, os planos de saúde têm uma cobertura mínima obrigatória. Porém, esteja sempre atualizado quanto às possíveis coberturas extras (envolvendo consultas, internações, exames e cirurgias) que ele pode proporcionar.
3. Conheça a rede de atendimento
Você possui um médico de confiança ou algum hospital de preferência? Consulte se eles atendem pelo convênio. Quando não cobrir, verifique se o nível de reembolso do plano está satisfatório, para você manter o seu médico de confiança.
4. Tenha um consultor de seguros
O consultor de seguros pode responder suas dúvidas sobre carência, reajustes e avaliar, junto com você, as melhores condições disponíveis no mercado. Além disso, ele pode lidar diretamente com a operadora e efetuar toda a parte burocrática da contratação.
A Gebram possui uma equipe de atendimento especializada para te ajudar a avaliar os planos de saúde. Entre em contato com nossos consultores!