16.03.2023

Como funciona o serviço de “carro reserva” no Seguro Auto?

Quem já pensou em contratar um seguro de automóvel provavelmente teve essa dúvida. Afinal, nenhum motorista gosta da possibilidade de ficar sem o carro, mas isso pode acontecer.

Diante desta situação, ter um veículo reserva é aliado na sua rotina, principalmente se você dirige com frequência.

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Por que usar o carro reserva?
Quem vai contratar o seguro geralmente leva em consideração apenas a ideia de roubo ou furto do automóvel. No entanto, outros cenários podem fazer com que seja necessário ter um carro reserva.

Imagine ter que ficar sem o seu veículo enquanto ele está na oficina devido a um sinistro. Durante este período, pode ser interessante contar com o serviço oferecido pelo seguro auto.

Acidente com perda total ou parcial também costuma ser um dos principais motivos que levam os motoristas a contratarem a cobertura. Ou seja, ter esta proteção pode ser uma “mão na roda” diante de várias situações.

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Todos os clientes podem acionar o carro reserva?
Por ser um serviço adicional, nem todas as seguradoras oferecem este benefício. Sendo assim, quando for contratar o seguro auto, é fundamental conferir se o carro reserva está incluso.

O veículo é disponibilizado mediante as coberturas da sua apólice, isto é, de acordo com as situações que vimos logo acima: roubo ou furto, perda total ou parcial, entre outras.

Caso você já tenha o seguro, mas não possua este serviço, poderá incluí-lo por meio de um endosso, ou seja, uma pequena mudança no seu contrato. No entanto, não é possível adicionar esta cobertura durante um sinistro já em andamento.

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Preciso de um carro reserva, como fazer a solicitação?
Nesses casos, é necessário acionar a seguradora. Sendo assim, ela indicará o local onde você deverá retirar o automóvel. Porém, antes deste processo, é preciso esclarecer o que houve com o seu carro, ou seja, o tipo de sinistro que aconteceu.

Para fazer a retirada, será necessário apresentar alguns documentos: a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o cartão de crédito, como caução em casos de sinistros com o veículo reserva e na necessidade de pagar franquia (valor definido pela locadora).

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Quanto tempo posso ficar com o automóvel?
Existem períodos diferenciados. Podem ser 7, 15, 30 dias ou até mais. Este ciclo também é definido durante a contratação do seguro.

Com isso, é importante levar em consideração por quanto tempo você gostaria de ficar com o veículo. É possível estender o prazo caso seja necessário, no entanto, o segurado possivelmente terá que arcar com os custos da prorrogação.

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É cobrado algum valor para usar o carro reserva?
Este ponto também é esclarecido nas cláusulas do contrato. Geralmente o segurado precisa disponibilizar uma garantia, como o cartão de crédito ou um cheque para alugar o veículo, mesmo que o custo das diárias seja assumido pela seguradora.

Converse com seu corretor de confiança a respeito dos pagamentos. Existem situações específicas para cada tipo de contrato, por isso, é importante esclarecer alguns pontos para não restarem dúvidas.

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O carro reserva será igual ao meu?
Geralmente é disponibilizado um modelo mais básico. Caso o segurado queira um veículo com mais atributos (direção hidráulica, ar-condicionado ou um motor mais potente, por exemplo) terá que negociar o custo adicional com a locadora.

Vale lembrar que as características do automóvel constam na apólice. Dependendo do contrato, existe a possibilidade de receber outros modelos, porém, é necessário estabelecer as condições durante a contratação.

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