28.09.2021

Quando vale a pena contratar um seguro para a empresa?

Em qualquer ramo de atuação, uma empresa está exposta a diversos tipos de riscos. Por isso, é ideal proteger o seu negócio de perdas que ele possa vir a sofrer. Afinal, se por acaso algo ruim acontecer, seria difícil lidar com uma série de problemas e, ao mesmo tempo, manter a produtividade sob controle.

Infelizmente, muitos empreendedores ainda não sabem que é perfeitamente possível criar uma apólice sob medida, que caiba no orçamento e possa ser ajustada à realidade da empresa. Em inúmeros casos, a seguradora é responsável por reparar os danos de acidentes e indenizar os custos, permitindo a continuidade dos negócios com mais tranquilidade.

Converse com um consultor de confiança para avaliar o grau de importância das coberturas e, juntos, encontrar a estratégia com o melhor custo-benefício. Deste modo, você evita o imprevisível e economiza. Com o seguro fazendo parte do seu planejamento financeiro, parte do orçamento poderá ser dedicado para a gestão de riscos da empresa.

Quais são os seguros empresariais?
Essa lista é extensa. Existem diversos seguros que se adaptam às necessidades de uma empresa. As coberturas podem englobar a proteção do imóvel, dos bens, equipamentos e até do bem-estar das pessoas que nela trabalham.

Para explicar melhor, destacamos cinco seguros voltados para o ramo empresarial que podem ser essenciais para a estratégia do seu negócio. Continue a leitura logo abaixo.

1. Seguro Empresarial
Também conhecido como multirrisco, o seguro empresarial inclui uma grande variedade de coberturas em uma única apólice, permitindo a ampla proteção das empresas. Ele tem como função principal indenizar prejuízos decorrentes de incêndios e explosões, mas se for necessário, é possível adicionar outras garantias contra os riscos de:

• alagamento e inundação;
• danos elétricos;
• danos a equipamentos;
• roubo e furto;
• acidentes de funcionários;
• deterioração de mercadorias;
• perda ou pagamento de aluguel;
• entre outros.

Vale dizer que, embora seja empresarial, esse seguro pode ser contratado tanto por pessoa jurídica como por pessoa física.

2. Responsabilidade Civil Geral
Qualquer empresa ou profissional está sujeito a cometer erros, por isso, os seguros voltados para a responsabilidade civil são bastante abrangentes. Sua função é, em geral, garantir o reembolso ou pagamento de indenizações por danos materiais ou corporais causados, de maneira não intencional, a outras pessoas durante a prestação de serviços.

Entretanto, além dessa cobertura, existem outras modalidades de seguro de responsabilidade civil, entre elas iremos destacar duas:

• Responsabilidade Civil Profissional (E&O) – indicado principalmente para profissionais liberais como médicos, dentistas, engenheiros e advogados. A cobertura protege seu negócio de danos e prejuízos causados a terceiros, decorrentes de possíveis enganos;

• Responsabilidade Civil para Diretores e Administradores (D&O) – esse seguro tem como objetivo proteger o patrimônio de diretores, administradores, conselheiros e gerentes de empresas quando responsabilizados, judicial ou administrativamente, por decisões que causaram danos a terceiros.

3. Seguro Garantia
O Seguro Garantia protege a empresa em caso de perdas por não cumprimento de obrigações assumidas em contrato. Ele possui diversas modalidades que se adaptam a diferentes tipos de relações contratuais, como editais de licitação, concorrência, execução, construção, fornecimento ou concessão de serviços. Além disso, pode ser utilizado em diversas etapas das reclamatórias trabalhistas, para substituir valores e até mesmo evitar a penhora de bens.
4. Seguro de Transportes
Como o nome já indica, esse seguro tem como objetivo garantir que a carga estará protegida contra os riscos a que está sujeita durante o transporte, como: roubo, colisão, capotagem, tombamento do veículo, incêndio ou explosão. A cobertura abrange viagens rodoviárias, marítimas e aéreas – tanto nacionais quanto internacionais – e pode, ainda, ser estendida para a permanência das mercadorias em armazéns.
5. Seguro de Vida
O seguro de vida é uma proteção que oferece mais tranquilidade a você e sua família. Mas não apenas isso, outras vantagens se destacam, já que ele também é um recurso extremamente válido para a atração e retenção de colaboradores. Em algumas situações, o seguro pode até ser obrigatório para a empresa atuar regularmente.

Além da cobertura em caso de morte, existe uma série de situações em que o próprio segurado usufrui do seguro de vida – como em caso de invalidez, incapacidade temporária e durante o tratamento de doenças graves. A apólice pode incluir, também, o serviço de assistência médica para a realização de consultas, exames e outros procedimentos médico/hospitalares, com o reembolso das despesas.

Ficou curioso e quer fazer uma cotação? Clique aqui e fale com os consultores da Gebram! Somos especialistas em seguros empresariais e teremos prazer em explicar, detalhadamente, como é possível proteger você e a sua empresa.