23.11.2021

Como funciona o Seguro Viagem e quanto custa?

Nada melhor do que viajar com tranquilidade e saber que, para qualquer imprevisto longe de casa, você estará amparado. Por isso, contratar um Seguro Viagem é sempre boa opção. Esse seguro é uma garantia de indenização, a você ou aos seus beneficiários, se houver alguma emergência de saúde e outros inconvenientes durante a viagem, como o extravio de malas.

A melhor hora para contratar o seguro viagem é com antecedência. Dessa forma, você pode pesquisar e avaliar a cobertura com o melhor custo-benefício para o seu destino e, também, evita ficar sem a garantia por não ter sido contratada a tempo de seguir viagem.

Procure uma corretora de seguros que, além de estar presente na contratação, tire suas dúvidas e esteja disponível para auxilia-lo nos procedimentos junto à seguradora. Para entender um pouco melhor, a seguir, reunimos as principais informações para saber antes de contratar o Seguro Viagem. Continue a leitura!

Como funciona o seguro viagem?
Despesas médicas, hospitalares e odontológicas, principalmente fora do país de origem, podem ter um custo muito maior do que o valor reservado para a viagem. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma internação pode chegar a custar 3.500 dólares por dia. Quando isso acontece, geralmente quem paga é o próprio turista. Com um seguro viagem, porém, não há essa preocupação.

Se por motivo de acidente ou doença, ocorrido durante a viagem, for necessário utilizar os serviços de saúde do local de destino, o responsável por arcar com o pagamento das despesas de tratamento é a seguradora. Os custos serão pagos ou reembolsados ao segurado, ou aos seus beneficiários, contanto que o valor não ultrapasse o limite contratado.

Quais são as coberturas do seguro viagem?
Após a publicação da resolução nº 315 da Susep, em 2014, o Seguro Viagem deixou de ser apenas um seguro de acidentes pessoais e passou a oferecer, também, novas coberturas para a maior segurança do consumidor. Obrigatoriamente, o plano deve oferecer pelo menos uma das seguintes coberturas básicas:

1. Despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas: indenização para o tratamento de acidente pessoal ou doença ocorridos durante o período de viagem.

2. Traslado de corpo: indenização das despesas com a liberação e transporte do corpo do segurado, do local da ocorrência até o domicílio ou local do sepultamento.

3. Regresso sanitário: indenização das despesas com o traslado de regresso do segurado, caso não se encontre em condições de retornar como passageiro regular por motivo de acidente pessoal ou enfermidade.

4. Traslado Médico: indenização das despesas com a remoção ou transferência do segurado até a clínica ou hospital mais próximo em condições de atendê-lo.

5. Morte em viagem: pagamento do valor máximo para a cobertura contratada (capital segurado) aos beneficiários indicados na apólice, em caso de falecimento do segurado, por causas naturais ou acidentais, durante o período de viagem.

6. Invalidez permanente total ou parcial por acidente em viagem: indenização em caso de sequelas definitivas, total ou parcial, em decorrência de lesão física provocada por acidente.

Coberturas adicionais para viajar mais tranquilo
Existem ainda as coberturas adicionais que podem, ou não, ser contratadas para aumentar a sua segurança enquanto estiver longe de casa, são elas:

• Indenização em caso de extravio, roubo, furto, dano ou destruição da bagagem;
• Indenização das despesas com funeral, em caso de falecimento durante a viagem;
• Indenização das despesas não reembolsáveis com a compra de pacotes turísticos e/ou serviços de viagens, como transporte e hospedagem, caso aconteça algo que impeça você de viajar ou continuar viajando;
• Indenização das despesas com o regresso antecipado, quando ele for necessário por algum dos eventos cobertos pela seguradora.

Quanto custa um seguro viagem?
Os preços do seguro variam de acordo com as coberturas contratadas e o número de dias da viagem. A diferença entre um plano baixo para um plano superior costuma ser de poucos reais. Por isso, no momento da cotação, é importante conversar com o seu corretor para analisarem, juntos, o destino e estilo da viagem para escolher a cobertura mais adequada.
Qual a diferença entre seguro e assistência viagem?
Seguro e assistência viagem já foram produtos diferentes, mas hoje, representam uma coisa só. Entretanto, é preciso estar atento na hora de fechar o contrato. Na prática, a principal diferença está em quem pagará pelo serviço no momento que for utilizado.

Com o seguro viagem, no caso de uma urgência médica, por exemplo, as despesas do hospital deverão ser pagas pelo segurado. Depois de apresentar os documentos necessários, como laudos e notas fiscais, será possível solicitar o reembolso do valor à seguradora. Já com a opção de assistência viagem, é necessário acionar a seguradora para que ela indique um local conveniado, no qual o atendimento será realizado e o segurado não precisará desembolsar nada a mais.

A maioria das seguradoras oferecem as duas formas de indenização no mesmo plano, assim, você estará garantido de toda maneira. Consulte o seu corretor de seguros na hora da contratação para não ser pego de surpresa depois.

Seguro Viagem cobre Covid-19?
Geralmente, o risco de surtos, epidemias e pandemias é excluído das apólices de seguro. Porém, para o coronavírus, as seguradoras tomaram medidas diferentes entre elas. Algumas passaram a oferecer cobertura total para Covid-19, outras delimitaram a indenização até o diagnóstico da doença. Nesse caso, o tratamento posterior deve ficar a cargo do turista ou do governo local, seguindo as diretrizes de saúde adotadas em cada destino.

Para ter certeza se o seu Seguro Viagem cobre as despesas médicas e hospitalares em caso de covid ou outra doença ligada a pandemias, consulte as regras com o seu corretor.

Ter um seguro viagem é obrigatório?
Em muitos países, o Seguro Viagem é obrigatório. Na Europa, devido ao tratado de Schengen, o turista deve ter uma apólice de seguro com cobertura mínima de 30 mil euros. Fazem parte desse tratado 26 países, são eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Islândia, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.

Também é obrigatório o seguro para viagens destinadas à Cuba, com cobertura mínima de 10 mil dólares para assistência médica, e para a Venezuela com cobertura mínima de 40.000 dólares para assistência médica, repatriação médica e funerária.

Vale dizer, ainda, que alguns países exigem a cobertura de despesas médicas e hospitalares com capital segurado específico para Covid-19.

Agora que você já sabe como funciona o Seguro Viagem, clique aqui e faça uma cotação para o seu destino!
Fontes: Resolução nº 315/14, Assist Card