14.10.2020

Seguro de moto: entenda como funciona

O seguro de moto é uma proteção para você em casos de roubo, furto e colisão. As seguradoras oferecem possibilidade de contratação de coberturas adicionais, como danos a terceiros, equipamentos, acessórios, além de assistência 24h.

Nos últimos dez anos, o total de acidentes com motocicletas cresceu 72% no Brasil, de acordo com dados do DPVAT. Outro estudo, do Núcleo de Pesquisa da Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado), mostrou que apenas no Estado de São Paulo uma moto é roubada a cada 4 horas.

Portanto, não importa a marca ou o ano da moto, se ela é utilizada para lazer ou trabalho; o seguro é ideal para evitar prejuízos e garantir a sua segurança em situações imprevistas. A seguir, explicamos o que você precisa saber para cotar o seguro da sua moto.

Coberturas e condições do seguro
O seguro para motos funciona para diversas marcas e modelos, mas antes de contratá-lo é preciso analisar as modalidades oferecidas pelas seguradoras. É comum encontrar duas opções:
1. Seguro Total (Compreensivo)
Conhecido como seguro completo ou total, cobrindo eventos de colisão, incêndio, roubo ou furto da moto. No seguro existe uma Franquia, que é uma participação obrigatória no caso de perdas parciais na moto segurada e, não se aplica no caso de perda total da moto.

É possível incluir danos a terceiros, assistência 24 horas em caso de pane mecânica e acidentes, cobertura para os acessórios do motociclista, entre outras opções dependendo da seguradora.

2. Seguro Parcial
Contempla, por exemplo, somente Perda Total por roubo ou furto, o qual pode ser uma solução para quem não deseja abrir mão da proteção do seguro, com baixo custo anual.

É importante lembrar que vários fatores influenciam o valor do seguro, que variam para cada seguradora. No entanto, os mais comuns são: idade, histórico de acidentes, endereço e se há garagem, finalidade e frequência com que a moto será usada. Ainda, é levado em consideração o modelo da moto (se é visado por ladrões) e sua categoria (scooter, street, etc).

Ao responder o perfil do seguro para fins de cotação e contratação, informe corretamente todas as perguntas, pois informações erradas ou inverídicas podem levar a seguradora a negar indenização.

Conte sempre com a ajuda do corretor de seguros na contratação do seguro, para avaliar suas necessidades e as opções do mercado, sugerindo as coberturas mais indicadas ao seu perfil. Estamos aqui para isso!

Solicite uma cotação do Seguro Moto →