09.05.2022

Seguro para motos: Vale a pena contratar?

Comparado aos carros, o risco de acidentes com motos é muito maior. Em 2021, esse número atingiu recordes e teve crescimento de 14,3%, segundo pesquisa realizada pelo Auto Esporte.

Além disso, os índices de roubo e furto também aumentaram significativamente, provocando uma reflexão nos proprietários: vale a pena contratar um seguro para minha moto?

São muitos os fatores que compõem a precificação de um seguro, tais como exposição ao risco, CEP do condutor principal e se utiliza estacionamento durante a madrugada. Por isso, resumimos aqui as principais dúvidas e pontos de atenção que podem ajudar na hora da decisão.

1. O meu seguro tem cobertura para roubo?
Sim, em geral, as apólices mais simples de seguro para moto incluem proteção contra furto, roubo e colisões.
2. A cilindrada impacta no valor do seguro?
A quantidade de cilindradas pode ser usada como um dos fatores para o cálculo da apólice do seguro, aumentando de valor proporcionalmente à elevação das cilindradas.
3. Quais ofertas adicionais podem ser contratadas no seguro para motos?
É possível adicionar proteção contra acidentes, danos a terceiros e incêndios. Além disso, você tem à disposição uma série de outras coberturas que podem ser escolhidas para fazer parte do seu seguro e deixá-lo ainda mais completo.
4. O perfil do condutor impacta no valor do seguro?
O perfil do condutor sempre é levado em consideração na hora de fazer um seguro, seja para carro, moto ou qualquer outro transporte. Quem já tem mais tempo de carteira, por exemplo, pode conseguir apólices mais vantajosas.

Na cotação também é avaliado o histórico do condutor – essa parte pode ser um grande diferencial no valor final – assim como não ter recebido multas e nunca ter se envolvido em acidentes.

5. Modelos esportivos têm um seguro mais barato?
Geralmente sim. Os tipos Custom, como as Harley-Davidson, apresentam uma cotação mais convidativa, uma vez que são usadas, em grande parte das vezes, apenas para lazer. De forma geral, isso indica menos rodagem semanal e, por consequência, menor exposição à sinistros.
Dicas para contratar
Avalie alguns fatores: você faz uso da moto todos os dias? Ela serve somente para passeios ou também é uma necessidade profissional? Quanto mais essencial a moto for na sua rotina, maior a necessidade de contratar um seguro.

Planeje-se: estamos falando de um serviço anual, por isso é importante que haja uma organização financeira para você não ficar descoberto.

Vantagens de contratar o seu seguro
– Indenização no valor do bem em caso de perda total, roubo ou furto, protegendo o valor investido;
– Indenização a terceiros;
– Assistência 24 horas para guincho, troca de pneus e até transporte domiciliar em caso de pane.
Conte com o nosso time de especialistas para avaliar a melhor proposta para você.
Solicite uma cotação. Clique aqui.
.
.
.
Fontes: Auto Esporte; Blog Rodobens.