15.02.2021

Seguro auto frota: como funciona e quais as coberturas

O seguro auto frota protege os veículos da sua empresa ou dos seus funcionários (nesse caso, chamado de grupos de afinidade ou worksite). Se sua empresa possui diversos automóveis em seu patrimônio, é possível contratar um único seguro que englobe todos os carros, sem se preocupar em especificar cada um dos condutores.
Como funciona o seguro auto frota (veículos da empresa)
O seguro auto frota funciona como qualquer seguro: caso algum dos veículos protegidos, seja de passeio ou carga, se envolva em um acidente ou sofra algum prejuízo previsto na apólice, o segurado recebe indenização de acordo com a cobertura contratada.

A diferença é que o contrato do seguro para frota abrange mais de um automóvel, permitindo maior flexibilidade de coberturas, franquias e opções de parcelamento. Além disso, não é necessário especificar os condutores – uma grande vantagem para empresas que possuem diversos veículos utilizados constantemente e por pessoas diferentes.

A contratação do seguro frota costuma só ser possível a partir de 5 veículos ou mais. A quantidade mínima, porém, pode variar de acordo com cada seguradora, por isso, converse com o seu corretor para avaliar as opções.

Grupos de afinidade: seguro para veículos de funcionários
Existem duas categorias do seguro para frota, que se diferem na forma como será feito o pagamento da mensalidade (prêmio).

Enquanto o tipo citado acima é feito em apenas um CNPJ ou CPF, independentemente do número de veículos segurados, tornando somente uma empresa ou pessoa responsável por arcar com o valor do prêmio, no chamado Grupos de Afinidade, o contrato é feito por uma empresa ou associação constituída por funcionários da mesma organização.

Nos Grupos de Afinidade, também eventualmente chamado de Worksite, a seguradora emite apólices individuais, que serão distribuídas para todos os integrantes do grupo. O pagamento pode ser feito de forma independente, geralmente pelos funcionários, com os benefícios.

Alguns grupos de afinidade aceitam dependentes dos associados dentro da cobrança das apólices, mas isso irá depender das regras de cada seguradora.

Coberturas do seguro para frota
Em geral, a cobertura do seguro para frota ou grupos de afinidade garante a reparação de danos parciais ou integrais ocorridas nos veículos segurados, assim como o reembolso de prejuízos materiais, corporais ou morais causados a terceiros envolvidos no acidente.

Apesar de existir uma única apólice, os sinistros são analisados individualmente e o valor da indenização é considerado de forma separada para cada carro.

É possível também contratar coberturas adicionais, adequando o seguro às necessidades da empresa. Alguns exemplos são:

• Cobertura de vidros (para-brisas, vidros laterais e traseiros);
• Cobertura adicional para danos em lanternas ou faróis;
• Assistência 24 horas básica ou completa;
• Carro reserva;
• Acessórios e equipamentos (kit-gás, carroceria, munck, entre outros);
• Acidentes pessoais como morte ou invalidez de ocupantes.

SEGUROS PARA VOCÊ, SUA FAMILIA E SUA EMPRESA. FAÇA SUA COTAÇÃO!