25.05.2021

Roubo e furto de carro: Dicas para se proteger

Imagine chegar ao local em que você estacionou seu carro e perceber que o veículo não está mais lá ou, pior, ter seu automóvel roubado à força? Isso acontece a cada um minuto no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Justiça e Defesa Social.

Segundo o estudo, entre 2015 e 2019, mais de 1 milhão de veículos foram roubados no país. Porém, quando se fala em furtos, esse número é ainda maior, totalizando quase 1,2 milhão no mesmo período. Em 2019, houve uma ligeira queda no primeiro semestre, sendo que o total de furtos caiu mais de 20%. Contudo, esse valor se refere ao território nacional, o que não pode ser generalizado para todas as regiões.

Roubos e furtos de carros no Brasil
Em Brasília, foi constatado que, em 2019, dez carros foram roubados por dia. Já em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, o número de roubos caiu, mas, o de furtos subiu mais de 6%, em comparação a 2018.

São Paulo e região metropolitana também sofrem com esse problema, concentrando quase 50% dos furtos do estado. Na capital, a maioria dos crimes desse tipo ocorre pela manhã, uma vez que o motorista estaciona o carro e, na maioria das vezes, só volta ao final da tarde.

A importância do seguro auto
Como podemos notar, o roubo e furto de veículos é um grande problema no Brasil. Portanto, em um país onde um carro é roubado por minuto, não é possível arriscar perder um bem tão valioso pela ação de criminosos. Para ter segurança e tranquilidade, é essencial buscar por soluções para se proteger, como o seguro auto.

Com o seguro auto, você recebe a indenização por parte da seguradora se for vítima de roubo ou furto, evitando um enorme prejuízo. Além disso, pode contratar outros benefícios como a assistência 24 horas e ter apoio financeiro em casos que resultem perda total ou parcial.

Faça uma cotação com a Gebram Seguros. Trabalhamos com as melhores seguradoras do Brasil e garantimos uma proposta sob medida para as suas necessidades.
Dicas para evitar roubos e furtos de carro
Não deixe nada dentro do veículo
É bastante comum manter em no carro alguns itens como mochila, bolsa, compras, carregadores de celular, suportes de GPS, acessórios eletrônicos, entre outros. O problema é que qualquer coisa que você deixe dentro do veículo pode chamar a atenção de alguém mal-intencionado. Por isso, a primeira dica é evitar deixar à mostra qualquer coisa de valor.
Escolha bem o local onde irá estacionar
Evite estacionar seu carro em qualquer local. Prefira sempre os estacionamentos fechados, que são, obviamente, mais seguros. Quando estacionar na rua for a única opção, busque lugares iluminados e prefira vagas localizadas em lugares movimentados.

Avalie também os horários. Se você, por acaso, tiver que deixar o carro o dia inteiro em algum local, verifique se os três turnos são seguros: manhã, tarde e noite. Lembre-se que algumas regiões se tornam mais perigosas à noite.

Antes de entrar na garagem, verifique tudo a seu redor
É comum motoristas serem surpreendidos por assaltantes ao entrarem em garagens de prédios e condomínios. Para não se tornar um alvo em potencial, fique sempre atento. Se desconfiar de algo ou identificar uma atitude suspeita, não estacione. Em vez disso, dê mais uma volta no quarteirão e, se necessário, informe o ocorrido à polícia.
Invista em equipamentos de segurança
Equipamentos de segurança como rastreadores, localizadores e bloqueadores são considerados bastante eficazes na prevenção de furtos de veículos.

O rastreador é considerado o equipamento mais moderno. Além de informar a localização do veículo, conta com a vantagem de uma consulta sem a necessidade de acionar a central de atendimento. O bloqueador, por sua vez, interrompe a ignição e bloqueia a bomba de combustível, fazendo o carro parar alguns metros após o roubo. Já o localizador passa a localização do carro após o furto à polícia, por meio de sua central de monitoramento.

Com algumas medidas, é possível reduzir as chances de ter seu veículo roubado ou furtado. Além das dicas, jamais reaja a um assalto para não colocar sua vida em risco.