12.03.2019

Hábitos comuns no trânsito que são infrações

Geralmente apenas as infrações mais comuns são lembradas, como: passar com o semáforo vermelho, trafegar acima da velocidade permitida na via, parar na faixa de pedestre etc. No entanto, existem muitas outras infrações originadas por maus hábitos no trânsito.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece as normas que devem ser seguidas nas vias nacionais. No capítulo XV, são abordadas as infrações de trânsito, que são medidas que visam impor limites para garantir a segurança no trânsito.

Confira alguns hábitos comuns mas que podem gerar multas e muitos não sabem disso:

Usar fone de ouvido
O uso do fone de ouvido é um dos hábitos no trânsito que podem render ao motorista um gasto adicional com multas. Por mais inocente que pareça, o fone de ouvido pode tirar grande parte da concentração do motorista que estiver escutando música ou até mesmo usando para falar em uma chamada de voz.

A multa pelo fone de ouvido é considerada infração média, além de render quatro pontos na CNH.

Descer desengatado
Outro hábito no trânsito que é passível de multa é descer na banguela. O ponto morto é geralmente usado de forma incorreta nas descidas de ruas, avenidas e rodovias.

Ao contrário do que muitos motoristas pensam, nos veículos atuais essa prática não resulta em benefício algum. Os carros de hoje não economizam combustível como os de antigamente. Além disso, a ação de descer no ponto morto pode resultar em acidentes.

A prática é considerada perigosa pois o carro fica totalmente solto e o freio pode não ser o suficiente para brecar com segurança. As consequências em caso de multa são as mesmas do último hábito que citamos. Uma infração média e mais quatro pontos na carteira.

Dirigir lentamente
Neste caso, a multa pode ser gerada dependendo de muitas condições, como: tráfego, meteorológicas, qualidade da via etc. A velocidade mínima determinada é sempre inferior à metade da máxima. Por exemplo: se a máxima for 80 km/h, a minima é 40 km/h.

Com a pista livre e todas as condições que citamos acima de acordo, dirigir abaixo da velocidade mínima resulta em uma infração média e quatro pontos na carteira.

Conduzir o veículo com o braço para fora
Uma mania bem fácil de se encontrar pelas ruas do Brasil é a do motorista dirigindo com o braço para fora do veículo. Isso porque como vivemos em um país tropical, o calor nos carros chega a ser tão grande que deixamos os vidros abertos. Com muito sufoco enfrentando trânsito, a janela acaba sendo usada como “descanso” para o braço.

Dirigir com uma das mãos é considerada infração média pelo CTB. O motorista que cometer essa falta terá que pagar uma multa e ainda terá quatro pontos na carteira.

Esses são os hábitos no trânsito mais comuns que podem resultar em multas aos motoristas brasileiros. Além de sempre respeitar as leis de trânsito, outra forma de garantir a sua segurança é contratando um seguro auto. Assim, você tem todo o apoio se passar por imprevistos enquanto dirige.

Fonte: diariodaregiao, minutoseguros