04.07.2019

Dicas e cuidados ao viajar com filhos pequenos

Viajar com filhos pequenos é uma grande oportunidade que temos para tirar um tempo em família, conversar, contar histórias e nos divertir.

No entanto, para enriquecer o trajeto e fazer com que a viagem deixe lembranças extraordinárias é importante tomar algumas precauções. Ser organizado e ter algumas brincadeiras na manga também pode ajudar.

Como viajar com filhos pequenos sem passar aperto dentro do carroProporcionar boas experiências, colocá-los em contato com diferentes culturas e poder dedicar um tempo de qualidade para a família está entre os principais benefícios de viajar com filhos pequenos.

Mas, para que a viagem seja tranquila e divertida para todos é importante considerar algumas questões. Sobretudo, porque quando se viaja com crianças e bebês, é preciso ter bom senso e entender que os pimpolhos têm necessidades específicas.

É preciso redobrar os cuidados com a alimentação, a exposição ao sol, respeitar os horários de sono e outras rotinas.

Além disso, é importante ter consciência de que com filhos pequenos o ritmo é outro. Pequenos imprevistos podem acontecer e você precisa estar preparado para enfrentá-los, sem frustração.

Planeje o roteiro para agradar a todos
Ao viajar com filhos pequenos é importante planejar o destino para que ele atenda as expectativas de toda a família.

Para isso, o indicado é que você não escolha destinos isolados, sem hospital por perto. Brotoejas, enjoos e até mesmo pequenos arranhões pode exigir cuidados médicos, portanto, é bom ficar atento! Não esqueça de carregar com você o endereço e o telefone do centro de saúde mais próximo, ou ainda, o contato do seu pediatra.

Então, antes mesmo de viajar pesquise o seu destino e as condições da via. Também conheça o clima e as opções de passeio para adultos e crianças para que a satisfação seja garantida!.

Dentro do carro, nada de colo!
Para transportar bebês e crianças dentro do carro você precisa fazer isso com segurança.

Obrigatório, neste caso, é usar os dispositivos de proteção (bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação, de acordo com a idade da criança).

Lembre-se que viajar com filhos pequenos fora dessa regra é infração gravíssima. Rende multa e o motorista pode ter o carro retido até a regularização.

Escolha bem os horários da viagem
Se a viagem for longa, é importante ter algumas cartas na manga dentro do carro. E ainda, se planejar para as rotinas de alimentação, as trocas de fraldas e os horários de sono. Entenda que as crianças precisam se alimentar e dormir direito. Respeite isso e tudo correrá bem.

Para distrair os pequenos dentro do carro, uma boa dica é levar alguns brinquedos e estudar passatempos divertidos para os momentos de tédio. Baixar jogos para o tablet, levar livros, lápis de cor e jogos de mesa são algumas das possibilidades.

Tome cuidados com a alimentação
Uma das principais preocupações dos pais ao viajar com filhos pequenos é com a alimentação. Mas, com certos cuidados a tarefa não se torna complicada.

Ainda assim, é importante verificar a procedência dos alimentos e evitar as comidas vendidas por ambulantes.

Dentro do carro, uma sugestão interessante é carregar papinhas prontas, frutas, sanduíches e o pacote de bolachas favorito dos filhotes. Lanchinhos leves, além de ajudar no intervalo das refeições, também podem acalmar o humor infantil. Lembre-se disso!

Saiba lidar com imprevistos
Quem tem filhos pequenos sabe que eles têm necessidades específicas. Dependendo da criança, estar longe de casa e de um ambiente que lhes é familiar pode ser mais complicado.

Portanto, é preciso ter paciência para saber respeitar o tempo e as vontades que os filhotes apresentam.

Alguns contratempos, como um resfriado, uma febre, um dentinho nascendo podem fazer com que você tenha que adiar a viagem. Prepare-se para isso para não se frustrar.

Para pequenos imprevistos, que possam acontecer durante a viagem, é importante levar consigo uma farmacinha. Um raladinho, um enjoo e até uma picada de inseto podem ser incômodas e precisam de cuidados.

Fonte: icetran