25.03.2020

Coronavírus: o que você precisa saber

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias e doenças que variam do resfriado comum à Síndrome Respiratória Aguda Grave. Essa nova variante do vírus não havia sido identificada em humanos até dezembro de 2019, após casos registrados na China.

Atualmente, o vírus já se espalhou pelo mundo e no Brasil muitas medidas de segurança estão sendo tomadas para a contenção da transmissão, entre elas, o isolamento social.

Transmissão
A propagação pode acontecer através do espirro, saliva, catarro e tosse de indivíduos infectados. O toque direto com pessoas doentes, como um simples aperto de mão, ou o contato com objetos infectados também podem causar a proliferação do vírus.
Sintomas
As pessoas infectadas apresentam sintomas parecidos com os da gripe comum: febre, coriza, dificuldade para respirar, tosse e dor de garganta. Com o desenvolvimento da doença, pode haver complicações como pneumonia e insuficiência renal.
Prevenção
Evitar áreas que são centros de transmissão e não entrar em contato com pessoas que apresentam sintomas da doença são as primeiras medidas a serem tomadas. Alguns cuidados de higiene pessoal são imprescindíveis, como lavar as mãos frequentemente, passar álcool gel nas mãos, utilizar lenços descartáveis, cobrir nariz e boca quando tossir ou espirrar e evitar o toque direto nos olhos, nariz e boca.

Nesse momento delicado é de extrema importância ter um seguro saúde, cote o seu! Caso tenha algum sintoma, principalmente dificuldade em respirar, procure o sistema de saúde mais próximo.

Fonte: Gebram