10.11.2020

Como funciona o seguro para casas e apartamentos?

O Seguro Residencial é uma proteção para o lugar onde você mora, seja casa ou apartamento. Ele evita prejuízos materiais caso aconteça um incêndio, queda de raios, explosão e outras situações que geralmente não acreditamos que podem acontecer com a gente. Você pode sair sem preocupação e ainda tem um aliado no seu planejamento financeiro.

Ao contrário do que podem imaginar, o seguro residencial não é caro e tem um grande custo-benefício: o preço médio não costuma passar de 0,3% do custo de reconstrução do imóvel, o que compensa muito em comparação ao prejuízo. O valor final irá depender de alguns fatores, como o material e tamanho da casa, da localização e se é habitual ou só para veraneio.

O seguro residencial também pode contar com coberturas adicionais como: roubo ou furto, vendaval, impacto de veículos, perda de aluguel, além da proteção básica contra incêndio, queda de raios, explosão e queda de aeronaves. Outras vantagens são os serviços 24 horas que ajudam a manter a casa organizada: bombeiro hidráulico, eletricista, chaveiro, limpeza de caixa d’água e de calha, serviços de caçamba, recolhimento de periféricos, entre outros.

Como contratar o seguro?
A contratação do seguro residencial pode ser feita por qualquer pessoa, basta estar em posse dos documentos pessoais, data de nascimento e endereço. Quanto ao valor, é importante ter em mente que o custo irá variar conforme aumentam as coberturas dos riscos, que pode ser desde um vazamento de água ou perda das chaves, por exemplo, até roubo de joias.

Saber que tipo de cobertura você precisa é o primeiro passo. Para isso, conheça tudo o que você tem em casa e imagine todas as situações possíveis – e as que parecem impossíveis também. É importante ter cautela e bom senso nessa hora para, assim, não deixar nada de fora nem gastar mais do que o necessário.

O corretor de seguros é o profissional qualificado para ajudar nessa tarefa. Ele irá avaliar, junto com você, os riscos que podem ocorrer e o valor das indenizações indicadas para você, bem como a melhor opção de franquia.

Sim, seguro residencial tem franquia!
A franquia é o valor ou percentual, expresso na apólice, que representa a parte do prejuízo que será paga pelo segurado caso ocorra um dos riscos cobertos em contrato. Assim como no Seguro Auto, a franquia também é utilizada como uma maneira de reduzir o preço do seguro, mas nesse caso, daqueles com coberturas especiais. A cobertura básica geralmente é isenta.
A Gebram possui uma equipe de atendimento especializada em Seguro Residencial. Clique aqui e fale com nossos consultores!