22.06.2021

Como escolher o melhor Seguro Residencial para você

O Seguro Residencial é composto por diversas coberturas. Por essa razão, trata-se de um seguro multirrisco. Essa característica proporciona a personalização da apólice (contrato) para atender da melhor maneira às suas necessidades. Afinal, cada residência está mais ou menos exposta a determinados riscos.

Como o próprio nome sugere, a finalidade do Seguro Residencial é proteger uma residência – seja casa, apartamento ou qualquer outro tipo de moradia regular – contra os mais variados imprevistos que podem gerar perdas de patrimônio e financeira.

Ao concordar com a cotação e fazer a contratação, em poucos dias você recebe a apólice em sua residência, que já estará protegida. Caso tenha uma ocorrência com cobertura para ela, o chamado sinistro, basta entrar em contato com a seguradora.

Como escolher a cobertura do Seguro Residencial
Analise suas necessidades reais
Para saber se você precisa de determinada cobertura, pergunte-se: Eu consigo reconstruir esse imóvel ou readquirir esses bens se algum imprevisto acontecer?

O seguro deve ser sob medida para você. Porém, é preciso ponderar cuidadosamente a escolha de cada cobertura. Isso significa considerar riscos futuros e incertos no momento da contratação, mas “com os pés no chão”. Analise as suas reais necessidades.

A cobertura básica de um seguro residencial cobre danos causados por incêndios, explosões e quedas de raios. No entanto, existem 3 possibilidades de contratação:

• Cobertura para o imóvel: cobre danos causados à edificação. Se houver um incêndio, por exemplo, a cobertura repõe gastos com a reconstrução, até o limite estipulado na apólice (contrato);
• Conteúdo: nesse caso, a cobertura abrange o que está dentro da residência, como eletrodomésticos, móveis e decoração;
• Cobertura do imóvel mais conteúdo: combina as duas coberturas anteriores, tornando a proteção do seguro mais ampla e completa.

Também é possível adicionar coberturas complementares, que permitem personalizar o seguro de acordo com os riscos que sua casa está mais exposta, como: roubo ou furto qualificado; danos elétricos; vendaval; desmoronamento; quebra de vidros; impacto de veículos e responsabilidade civil familiar.

Defina os limites máximos de indenização
Ao definir os Limites Máximos de Indenização (LMI), é importante determinar valores reais e atualizados. Um valor muito abaixo poderá te deixar com prejuízos ou desemparado em uma situação difícil.

No entanto, seu cálculo deve considerar apenas o custo de reconstrução do imóvel (sem o valor do terreno) e a reposição de bens segurados. Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, o prêmio (valor) do Seguro Residencial não é influenciado pelo quanto o imóvel está avaliado no mercado imobiliário. Outros fatores que impactam o preço das coberturas são: localização e tipo de residência (casa, apartamento, veraneio).

Analise as vantagens de contratar um plano de assistências
Além das coberturas, as seguradoras também oferecem Assistência 24 horas para:

• serviços hidráulicos;
• conserto de eletrodomésticos;
• chaveiro;
• serviços elétricos;
• desentupimento;
• segurança;
• entre outras.

Dessa forma, você não fica na mão em situações emergenciais. No entanto, da mesma forma que é preciso escolher as coberturas com cautela, é importante que seu plano de assistências atenda suas reais necessidades.

Contratar um seguro residencial requer principalmente um exercício de ponderação. É importante saber a quais riscos sua residência e você estão mais expostos, e como cada cobertura poderá ampará-lo quando precisar.

Para ter a segurança de uma apólice personalizada e sob medida para o seu orçamento, conte com profissionais especializados. Além disso, caso aconteça algum sinistro, seu consultor de seguros poderá ajudá-lo a lidar com toda a burocracia. Assim, você terá tempo para cuidar do que realmente importa.

A Gebram atua há mais de 80 anos no mercado e possui consultores especialistas em Seguro Residencial. Quer saber mais? Envie uma mensagem!