08.09.2020

Como escolher a franquia certa para o seguro do carro

A franquia do seguro auto é um valor que representa quanto você pagará por danos parciais ao carro segurado, caso aconteça algum acidente. Ela é definida na apólice por um valor fixo – e quanto maior ele for, menor o preço do seguro.

A franquia funciona como uma espécie de participação obrigatória, e custeia pequenos reparos pelo próprio segurado. Imagine que você bateu o carro e os reparos irão custar 3.300 reais. Com uma franquia de 1.000 reais, você paga esse montante enquanto a seguradora arca com os outros R$ 2.300. Por outro lado, se valor do conserto for menor do que a franquia, não vale a pena acionar o seguro.

Continue lendo para entender as vantagens de cada tipo de franquia!

Tipos de franquia do seguro auto
1. Franquia reduzida
Com a franquia reduzida, você paga um pouco mais pelo seguro, mas não se preocupa com os gastos imprevistos se acontecer algum acidente. Esse tipo é recomendado, principalmente, para quem usa muito o carro e tem chances maiores de acionar a seguradora. Também pode ser uma boa opção para quem não possui garagem ou é motorista iniciante.
2. Franquia normal/básica
Se você circula pouco com o veículo e dificilmente se envolve em acidentes, não faz sentido pagar mais caro pelo seguro, certo? Por esse motivo, a franquia normal oferece um valor mais equilibrado em relação ao seguro, mas garante a proteção do seu carro (e do seu bolso).

É importante lembrar que o preço do seguro é definido seguindo critérios da seguradora, que avalia o risco da pessoa em se envolver em acidentes. Para isso, ela leva em conta informações como: estado civil, idade, gênero, se tem garagem, se trabalha perto ou longe, se o modelo do carro é visado por bandidos, entre outros.

3. Franquia majorada/ampliada
Basicamente, a franquia majorada é o oposto da primeira. O preço do seguro é menor, mas a franquia costuma custar o dobro da normal. Essa pode ser uma boa escolha se você usa bastante o carro em rodovias, com chances maiores de se envolver em grandes acidentes, mas não se preocupa em ter que desembolsar um valor, mesmo elevado, para os reparos.
Quando não preciso pagar a franquia do seguro?
Em algumas situações não é preciso pagar a franquia do seguro. Como quando há perda total do veículo por colisão, roubo ou furto e em casos de danos a terceiros. O uso de serviços assistenciais, como guincho e socorro mecânico, também são isentos do valor.

Ainda, algumas seguradoras oferecem desconto no pagamento da franquia se o conserto do veículo for realizado em oficinas credenciadas. Vale a pena consultar sua corretora sobre esse benefício!

É muito importante se informar sobre as regras antes de assinar a apólice de qualquer seguro, e tirar todas as dúvidas com o seu corretor. Só assim você evita que o barato saia caro. Na Gebram, dizemos que estamos aqui para isso.
Peça uma cotação! Entraremos em contato com você →