05.10.2021

O que é Certificado Digital e como funciona?

O certificado digital funciona como um CPF ou CNPJ, mas em vez de ter um número fixo, contém uma senha que se repete. Assim, é possível para uma pessoa ou empresa assinar documentos à distância, com a mesma validade jurídica da assinatura feita de próprio punho.

Criado para ser um mecanismo de proteção em transações online, a principal função do certificado digital é manter a integridade de informações enviadas e recebidas pela internet. Ele garante acesso a sistemas restritos, como de órgãos governamentais, para resolver questões com maior agilidade e segurança, além de diminuir gastos com insumos, como papel e tinta.

Em tempos de pandemia e com o trabalho remoto ganhando força no Brasil, talvez seja interessante adquirir sua certificação.

Para que serve um certificado digital?
Com um certificado digital, você consegue digitalizar processos que antes eram feitos só manualmente, como assinar documentos, declarar o Imposto de Renda, acessar dados restritos e trabalhar em sistemas virtuais. Ou seja, oferece a comodidade de resolver diversas situações burocráticas de maneira online e com segurança.

No caso de empresas, quase todas precisam de um certificado para se relacionar com órgãos governamentais, pois algumas atividades só podem ser realizadas com esse tipo de autenticação. Com ele, é possível utilizar o eSocial e e-CAC, emitir nota fiscal eletrônica, autenticar site e comércio eletrônico, além de realizar outros compromissos fiscais.

Diferentes profissionais liberais também podem emitir um certificado digital específico para suas categorias, como advogados (e-Jurídico), contadores (e-Contador) e profissionais da saúde (e-Saúde).

Como funciona um certificado digital?
Existem duas categorias de certificado digital:
1. tipo A – serve para identificar uma assinatura, confirmar que o documento não foi alterado e autenticar uma operação;
2. tipo S – serve para garantir sigilo a informações enviadas por meios digitais.

O sistema utiliza duas chaves criptográficas que nunca se repetem: a chave privada, utilizada para criptografar os dados que comprovam a identidade de uma pessoa ou empresa e está disponível apenas para quem for autorizado; e a chave pública, que é compartilhada com quem precisa das suas informações para comprovação de identidade ou autenticação de operações.

Isso torna a assinatura gerada pelos certificados digitais muito mais segura, tanto para proteger seus dados, quanto para evitar fraudes.

Como ter um certificado digital?
O certificado digital precisa, obrigatoriamente, ter sido emitido por uma certificadora credenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Dessa forma, você adquire uma certificação que segue as normas de regulação, elaboradas para garantir a segurança do sistema de chaves criptográficas.

Depois de escolher o certificado mais adequado às suas necessidades, o processo de emissão é simples e rápido.

Quer saber mais? Visite o site da Gebram Certificação Digital e conheça os tipos de certificados disponíveis para você ou para sua empresa. Somos especialistas em manter nossos clientes seguros, há mais de 85 anos!