05.11.2014

As principais causas de reparo emergencial

Vazamentos e infiltração, conserto de eletroeletrônico, ar condicionado e eletricista estão entre os serviços mais acionados em casas e apartamentos, segundo estudo da Liberty Seguros, com base na análise de 15,8 mil serviços emergenciais feitos de janeiro a julho de 2014.

Problemas no sistema de encanamento estão entre os principais incidentes nas residências. Segundo estudo realizado pela Liberty Seguros, com base na análise de 15,8 mil serviços emergenciais de assistência residencial, 37,21% das chamadas foram para realização de reparos emergenciais no encanamento de casas e apartamentos. “Vazamento, infiltração e entupimento estão entre as principais dores de cabeça nas residências. São problemas que trazem transtornos porque em alguns casos é necessário quebrar paredes ou pisos para realizar a manutenção”, explica Vilma Monteiro, gerente de Seguro Residência da Liberty Seguros.

O estudo analisou outras causas frequentes que trazem transtornos aos moradores. Os danos causados por vazamentos e entupimentos são seguidos de problemas com eletroeletrônicos, eletrodomésticos e ar condicionado das residências. Dos 15,8 mil serviços de assistência residencial solicitados, 24,72% foram para reparos destes equipamentos. “Muitas vezes os danos aos equipamentos são causados devido ao desgaste ou até mesmo à oscilação de energia”, diz.

O terceiro mais frequente incidente nas residências é o dano elétrico: 20,27% dos serviços realizados foram para troca e reparo na rede elétrica, troca de fusível, disjuntor, chuveiro, entre outros. “Os danos elétricos nas residências ocorrem devido à falta de manutenção preventiva, fiação envelhecida e também à oscilação de energia da rede externa, principalmente em dias chuvosos, gerando uma alta demanda por serviços de eletricista”, afirma.

Os demais incidentes que aconteceram nas residências foram para serviços de chaveiro (5,31%), cobertura provisória de telhado (1,74%), desentupimento (1,42%) e retorno para conclusão de serviços (6,75%). E o total das demais solicitações de serviços (2,57%) foram de marceneiro, vidraceiro, limpeza, entre outros.

O estudo mostra também que São Paulo é o estado com o maior número de solicitações de serviços para reparos emergenciais nas residências: 31% das chamadas foram de moradores de São Paulo (capital e interior). Em segundo lugar ficou o Paraná com 29,7%, em terceiro, Santa Catarina, com 8,59% e em quarto lugar, Minas Gerais, 6,98%.

Fonte: CQCS – Centro de Qualificação do Corretor de Seguros